Estudar sozinho pode ser eficiente?

Muitas pessoas gostam de estudar em grupo, para tirar dúvidas, debater os conhecimentos adquiridos, entre outros fatores. Porém algumas pessoas preferem estudar sozinhas, na maioria das vezes dizem que conseguem se concentrar mais e absorver mais conteúdo no seu ritmo de estudos.

Não há nenhum estudo que comprove qual o jeito mais eficaz de estudar, pois depende de cada pessoa que está estudando, pois estudar sozinho tem muito mais a ver com o planejamento e foco da pessoa.

Você é daqueles que não consegue se concentrar quando está em grupo e prefere o silêncio e a calma que o estudo sozinho geralmente proporciona? Então esse artigo foi feito para você, se ligue nas dicas e não perca mais tempo estudando em grupo!

O estudo sozinho

A psicologia diz que estudar sozinho depende muito mais do quanto o ser humano sabe explorar o seu cérebro e conhecer o seu corpo como um todo do que qualquer outra coisa.

Pois não adianta você estudar bastante e por muito tempo sem conhecer seus limites, tanto físicos quanto emocionais, porém depois que a pessoa entende seus limites tudo se torna mais fácil.

O foco é algo que ao estudar sozinho é mais fácil de se manter, porque não tem algo ou alguém para te distrair.

Dicas para quem quer estudar sozinho

Trouxemos para você, 6 ótimas dicas para você estudar sozinho.

  • Dica 1: Encontre um ambiente calmo e tranquilo para que você possa estudar, pois assim o foco se torna fácil e a absorção de conhecimento fica cada vez mais rápida, uma vez que não terá barulho para tirar sua atenção, nem alguém conversando por perto.
  • Dica 2: Desligue o seu celular e ou a televisão caso você esteja em casa, pois esses aparelhos distraem a mente, mesmo que você não queira eles vão te atrapalhar com notificações e propagandas muitas vezes irrelevantes mas que tiram sua atenção, e para voltar a ter o foco de antes é muito complicado.
  • Dica 3: Se você é daqueles apaixonados em música, use-a como aliada dos estudos, coloque algumas músicas que você gosta em um fone, porém deixe o volume baixo para que não tire sua atenção, e evite músicas bastante calmas para não te deixar com sono, e músicas muito altas para não te atrapalhar.
  • Dica 4: Fazer a leitura em voz alta é uma boa para quem estuda sozinho, pois quando você lê, repete e ouve aquilo que está estudando, a absorção de conteúdo se torna mais fácil, pois seu cérebro terá três formas de entender aquele assunto e assimilar aquilo que foi dito, gerando uma facilidade no andamento dos estudos.
  • Dica 5: Fazer resumos com suas palavras sobre aquilo que você entendeu sobre o assunto, estudá-los e resolver questionários na internet de sites diferentes ao redor do mundo, para saber como você está em relação à esses assuntos em aplicação, assim saberá como está o andamento dos seus estudos e se sua estratégia está sendo adequada.
  • Dica 6: E claro, reserve um tempo para descansar. Pois não adianta fazer o “estudo de véspera” no qual a pessoa se “mata de estudar” e acha que vai se dar bem, não vai. O corpo sente esse desgaste e não corresponde mais como no início dos estudos, pois não adianta você estar “bem” fisicamente e psicologicamente estar muito desgastado.

Conclusão

Enfim, a palavra “estudar” para algumas pessoas pode parecer um pesadelo, porém para outras é algo super normal e prazeroso. Seguindo as dicas deste artigo, até as pessoas que não gostam de estudar passarão a tratar o estudo como algo natural e que faz parte do seu cotidiano, pois o ser humano consegue se acostumar com algo que está totalmente fora da sua rotina com uma série de repetições e planejamentos, os estudos passarão a ser algo normal na vida dos que não gostam de estudar.

Estudar sozinho pode ser eficiente? — VNB

Comece estudando assuntos do seu interesse para facilitar o costume e aprender mais sobre o que você gosta, depois passe para assuntos que não tem muita intimidade e assim vai pegando o jeito da coisa. Aí é só crescente, você vai tomar gosto pela coisa e aguçará sua curiosidade, tornando aquele assunto mais interessante e legal.

Saiba que estudar sozinho é um método utilizado por vários gênios da história como Steve Jobs e Mark Zuckerberg utilizam esse jeito de estudar tanto na escola quanto atualmente.

Agora está com você, as dicas estão aí e não tem mais desculpa para não estudar!

Saiba mais sobre : Esquecer é mais complicado para o cérebro do que lembrar.

 

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *