Serralheiro – Cursos Profissionalizantes do SENAI

Na busca por uma nova carreira a ser explorada, a de serralheiro é uma das mais procuradas por quem quer variar suas qualificações profissionais e buscar por um ramo diferente do qual atua.

Se você ainda não sabe muito bem o que um serralheiro faz, pode deixar que eu vou te explicar isso e também a forma com a qual você poderá aprender como se qualificar nessa profissão.

Quando você passa por casas com grandes portões de ferro, ou outros metais, construído de maneira a ser belo, forte e seguro, quem você acha que foi o profissional que fez aquele trabalho?

Exatamente, foi o serralheiro. Vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão?

O curso no SENAI

Esse é o profissional responsável por fabricar portões, portas, grades esquadrias e outras peças de zinco, alumínio, aço, entre outros.

Não vou dizer que é um trabalho leve, porém, é muito interessante e uma opção de carreira para quem realmente gosta de pegar no pesado e, ao mesmo tempo, construir coisas bonitas, fortes e seguras que muita gente vai usar.

Um serralheiro usa diversas ferramentas, muitas delas é preciso habilidade para manusear, são perigosas e devem conhecer o funcionamento de cada uma e para que função elas servem.

Detalhes extras

Investindo em um curso técnico de serralheria do Senai, você vai aprender a manusear essas ferramentas, vai treinar o uso delas e aprender para que cada uma serve e como podem facilitar o seu trabalho.

O caminho para a aprendizagem do ofício começa a partir do momento em que o aluno se dispõe a frequentar as aulas no Senai e se dedicar aos estudos de serralheria, uma vez que essa atividade requer mais que conhecimento na área, como habilidade.

curso de serralharia senai

Além disso, o curso de serralheria do Senai vai te ensinar ainda a realizar reparos e instalar chapas de metal, entre outros. Especializar-se na área é muito fácil, claro, desde que tenha dedicação e empenho por parte do aluno.

Habilidades para aprender e o tempo necessário

O curso pode levar alguns meses apenas, porém, a aprendizagem vai ser constante, até mesmo quando você já tiver iniciado na profissão, afinal, a experiência se adquire trabalhando, enquanto os estudos apenas adquirimos a sabedoria para sermos experientes.

Quando falamos de tempo de aprendizagem, pode ser um pouco desanimado dizer que leva alguns anos para dominar totalmente essa carreira. Para se tornar realmente um profissional habilidoso.

curso de serralharia senai

Mas, temos de levar em consideração que cada pessoa tem um tempo de aprendizagem e algumas tendem a conseguir essa habilidade em menos tempo, ou mesmo durante o próprio curso.

Geralmente, a aprendizagem nesse ramo dura algo em torno de 2 a 3 anos de aprendizagem. No entanto, o curso técnico do Senai você já vai sair instruído e preparado para encarar o trabalho de frente e vencer.

A primeira coisa que você deve fazer assim que terminar o curso é ir em busca de um trabalho na sua área, dessa forma, você consegue adiantar sua aprendizagem trabalhando com profissionais que já atuam nesse mercado a mais tempo que você.

As aulas no SENAI

Para quem decidiu ir fazer o curso de serralheiro no Senai, esteja preparado para uma duração de 800 horas/aulas. É um pouco puxado e demorado, no entanto, vai te ensinar tudo que você precisa saber para ingressar nesse mercado sem dúvidas.

O curso busca o público alvo na faixa jovens com idade entre 14 e 24 anos, sendo esse um dos requisitos para a inscrição, no entanto, não é necessário ter essas idades para ingressar no curso, tendo mais pode ingressar sem problemas.

Outro requisito é possuir o ensino fundamental completo, se você não possui, pode ser um problema. No entanto, contate o instituto Senai para ter mais informações sobre o curso.

Conteúdos do Curso

Conhecimentos
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO:

  • Desenhos técnico e artístico;
  • Material e instrumentos;
  • Caligrafia técnica;
  • Figuras e sólidos geométricos.

INICIAÇÃO À INFORMÁTICA:

  • Vírus de computador;
  • Editor de textos;
  • Internet;
  • Planilha eletrônica.

CONTROLE DIMENSIONAL:

  • Instrumentos de medição e traçagem;
  • Medir;
  • Nivelar;
  • Verificar.

TECNOLOGIA DA SERRALHERIA:

  • Tecnologia dos materiais;
  • Tecnologia da Serralharia;
  • Tecnologia da Caldeiraria;
  • Tecnologia da soldagem.

PRÁTICA PROFISSIONAL:

  • Limagem;
  • Traçagem, Corte, Conformação, Montagem;
  • Soldagem pelo processo eletrodo revestido.

A serralheria há muito tempo

Você sabia que, a muito tempo atrás, os serralheiros, ou ferreiros, existiam apenas para forjar armas e ferramentas de metal como espadas, pontas de lança e flechas e até armaduras?

Quanto eu pesquisava a história, percebi que não existe muita informação sobre o início na serralheria, no entanto, sabe-se que a muito tempo já existiam fechaduras feitas de metal, dobradiças.

Trabalhos feitos por serralheiros que, como hora, provavelmente passaram a gostar da profissão e atuaram nela. Os primeiros a muito tempo, foram pioneiros, aprendendo a moldar o aço, construir coisas com ele. O tornam útil para o povo.

curso de serralharia senai

Hoje, pode-se dizer que o serralheiro dos tempos modernos permanece realizando os mesmos trabalho, criando utilidades com todo tipo de material para o povo que necessita. Claro, cobrando por isso.

Estar preparado para encarar essa profissão não é para todos, sabemos que não tem nada de leve nesse serviço e somente consegue lidar com isso quem tem força de vontade e paixão pelo trabalho.

Tendo esses dois pré-requisitos principais, o Senai vai te ajudar a adquirir o conhecimento e as habilidades para conseguir atuar profissionalmente no ramo.

Concluindo…

O que me diz? Gostou do curso? Está pensando em fazê-lo? É uma boa opção para quem busca uma área de

curso de serralharia senai

atuação diferente e para que gosta do trabalho. Vou repetir mais uma vez, não é um trabalho tão leve, por isso, só faça se você realmente quiser e gostar.

O que está esperando para dar uma olhada no curso técnico de serralheiro no Senai? Seu futuro está aqui.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *