CNH Digital – Regularize a CNH e evite multas em 2023

A Carteira Nacional de Habilitação, conhecida como “carteira de motorista”, é um documento oficial que comprova que o cidadão tem as habilidades para conduzir o veículo, logo é obrigatório possuir este documento caso esteja dirigindo, mas nem sempre isso acontece e para ajudar exatamente com esse tipo de situação surge e CNH Digital.

Afinal, todo mundo, em algum momento, esqueceu a carteira de motorista e teve que passar por uma situação de nervosismo por causa disso, não é mesmo?

Porém, agora não é mais necessário sofrer com isso, visto que é possível ter a CNH diretamente do seu celular, basta baixar o aplicativo oficial do Governo. Ora, o smartphone é um acessório obrigatório na vida de todas pessoas, especialmente de quem dirige, uma vez que através dele é possível ter acesso ao GPS, desse modo, você terá também a CNH ao seu alcance sempre que precisar, o que evita multas.

Inclusive, ela está disponível até offline, ou seja, o aparelho não precisa estar conectado à internet para que você seja capaz de exibir o documento sempre que necessário. Então, está curioso para saber mais? Veja tudo abaixo mais sobre a CNH Digital e evite multas.

Como fazer e onde usar a CNH Digital

Fazer essa CNH é um procedimento bem simples e para torná-lo ainda mais fácil, veja o passo a passo:

  • É preciso, primeiramente, realizar um cadastro no sistema do Governo, que feito através do site oficial onde você preenche alguns dados de forma simples e bem intuitiva;
  • Em seguida, faça o download do aplicativo CNH Digital, que está disponível para Android e IOS na loja de app do seu celular;
  • Com o aplicativo descarregado no aparelho, basta clicar sobre ele e em seguida terá a opção “cadastrar”. Assim, basta seguir os passos, informando os dados que são solicitados;
    Agora é necessário validar os dados e o aplicativo conta com a validação pelo celular, que fica localizada no ícone verde com um “+”;
  • Então, clique em CNH Digital, depois na opção “validação pelo celular” e, em seguida “validar pelo celular”;
  • Informe o cep do seu endereço e clique em “avançar”;
  • É só seguir as instruções do aplicativo para que ele seja capaz de ler o QR Code Impresso na sua CNH física. São cinco tentativas para realizar esse procedimento;
  • Siga as instruções para o reconhecimento facial também, que, nesse caso, são 10 tentativas. Caso não seja possível fazer essa confirmação, seja do QR Code da CNH ou do reconhecimento facial, será necessário se dirigir até uma unidade do Detran mais próxima.

Dessa maneira, o acesso a CNH pelo seu celular será feito presencialmente e assim você conseguirá ter o documento através do seu aparelho. No mais, a carteira de motorista digital pode ser usada como um documento original, sendo assim apresentada durante uma blitz e até mesmo em embargue aéreos, por exemplo.

CNH Digital

Segundo o Denatram, existe a garantia de que o documento é seguro, pois há padrões e sistemas criptografados através do próprio aplicativo que garante a veracidade do documento e impede assim qualquer tipo de falsificação.
Além disso, o QR Code localizado no aplicativo serve como um recurso fundamental para a identificação. Então, através dele, é possível autenticar as informações e evitar qualquer problema.

Governança Digital, a mudança que originou a CNH Digital – Como Regularizar a CNH

A carteira digital foi apenas uma das mudanças realizadas pelo Governo Federal com relação aos seus procedimentos, documentações, dentre outros. O plano dessa governança digital teve seu ponta pé inicial em 2016 e foi se atualizando em 2018.

Assim sendo, foi instituído que certos processos do governo poderiam ser realizados de maneira digital, desde as solicitações e marcações de atendimento até os próprios documentos. Desse modo, hoje se tem a carteira digital, a carteira de trabalho e até mesmo o título de eleitor em um único cadastro na plataforma do Governo.
Aliás, ao se cadastrar na CNH Digital pelo site do Governo, o sistema vai descarregar informações sobre a sua carteira de trabalho e outros dados interessantes.

Governo Digital

A grande vantagem disso tudo é que se tem maior agilidade e comunicação em procedimentos que antes seriam extremamente burocráticos. Afinal, com acesso a internet e um aparelho é possível realizar vários processos sem que você precise sair de casa para tal, o que garante que você ganhe tempo.

Embora falte muito para que ocorra uma implementação total digital, o caminho que se está tomando é interessante e brilhante e as perspectivas é que mais melhorias surjam. Isso porque, sem sombra de dúvidas, a transformação digital influência diversos aspectos do dia a dia, até mesmo as transações bancárias e os filmes que se assistem. Então, tudo realmente caminha para se tornar cada vez mais digital.

Conclusão

A CNH Digital é um documento oficial válido que pode ser apresentado durante uma blitz e que evita multas.
Afinal, nela estão contidas todas as informações que ficam dispostas no documento físico. Porém, nesse caso, caso você terá a carteira de motorista no seu celular durante o dia a dia, podendo acessá-la offline, sem necessidade de conexão com a internet.

O aplicativo é capaz de permitir a visualização da CNH frente e verso e QR Code e, se houver necessidade, você pode exportá-la para PDF, onde o documento estará até mesmo autenticado. Portanto, siga o passo a passo mencionado acima para fazer o seu registro da CNH virtual e evite problemas de multa no trânsito.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *