Como usar a nota do enem no SISU — Confira as 5 dicas

No Brasil os estudantes que sonham em ingressar na faculdade que desejam, obtendo bolsas referentes às suas notas passam pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que testa a capacidade do participante de interpretar, reconhecer e executar alguns do ensinamentos aprendidos no colégio. Essa prova tem milhões de integrantes e serve para conseguir uma bolsa em faculdade particular, entrar na universidade pública sem fazer vestibular, obter financiamento estudantil e muito mais!

O participante que não tem ensino superior vai usar a nota que obtiver no Enem e utilizá-la no ProUni (Programa Universidade para Todos) criado pelo governo federal para auxiliar o aluno que não tem um ensino a utilizar sua bolsa de maneira assertiva.

Cursos mais procurados

Os cursos em geral têm uma nota de corte específica, uma nota mínima na qual o participante se baseia para saber se consegue ou não uma vaga no curso e na faculdade desejada.

Cursos mais concorridos e em faculdades públicas como é o caso de direito e medicina, tendem a ter uma nota de corte mais alta do que às demais, pelo simples fato de ter muita gente para pouca vaga.

Fez o ENEM e não sabe como aproveitar sua nota da maneira certa? Ou então vai fazer esse exame e já quer ter em mente como será seu futuro na universidade? Então esse artigo foi feito para você! Fique ligado e confira nossas dicas!Como usar a nota do enem no SISU —

Instruções

Veja abaixo 5 dicas de como usar as notas de corte:
  • 1) Não achou vaga no seu curso em sua cidade? Pesquise o mesmo curso em outras cidades do Brasil, talvez ele seja menos concorrido em outros lugares, sendo assim será exigida uma nota de corte menor.
  • 2) A nota de corte está muito acima da nota que você tirou no Enem? Não se assuste, algumas universidades fazem uma segunda chamada no meio do ano, com notas diferentes, geralmente menores do que as notas de corte anteriores. Pode ser sua chance de entrar em uma lista nova. Fique ligado!
  • 3) Como a nota de corte varia muito de ano após ano, o recomendado é o aluno se dedicar nos estudos e não ficar se baseando naquela nota necessária para entrar na universidade, pois ela muda e sua chance de entrar na universidade dos sonhos pode ir por água abaixo. Então se dedique mais do que o necessário, para garantir sua vaga com tranquilidade.
  • 4) Quando você vai utilizar a sua nota de corte para tentar uma vaga na universidade que deseja, você tem o dever de escolher um curso como primeira opção e outro como segunda, para que o sistema te direcione ao curso que você selecionou e pesquise se tem vaga disponível em alguma faculdade no Brasil. Caso não tenha vaga disponível para seu curso de primeira opção, o sistema utilizará aquele curso que você selecionou como segunda opção e assim buscará uma faculdade que se alinhe com sua nota.
  • 5) Você tem algum familiar que more em outra cidade do Brasil? Que tal buscar o seu curso numa faculdade nessa cidade? Selecione o seu curso e busque a cidade do seu familiar, talvez a nota de corte seja menor do que na sua cidade, e você não gastará dinheiro com hospedagem, pense nisso também!

Algumas das faculdades que aceitam a nota do SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema utilizado pelo MEC onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

O candidato escolhe até duas opções de curso (primeira opção e segunda opção, nessa ordem), sendo possível alterar suas opções durante as inscrições. Esse sistema tem data de abertura e fechamento para o candidato se inscrever, fique ligado!

  • 1) Universidade Federal do Acre – UFAC;
  • 2) Universidade Federal do Alagoas – UFAL;
  • 3) Universidade Federal da Bahia – UFBA;
  • 4) Universidade Federal do Ceará – UFC;
  • 5) Universidade de Brasília – UNB;
  • 6) Universidade Federal do Espírito Santo – UFES;
  • 7) Universidade Federal de Goiás – UFG;
  • 8) Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG;
  • 9) Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS;
  • 10) Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Conclusão

É notório que a nota de corte é algo muito relevante nesse processo de ingresso na faculdade, uma vez que ela define a pontuação necessária para os candidatos darem um passo em busca do ensino superior.Como usar a nota do enem no SISU —

Essa nota é estabelecida a partir do cálculo que é feito em relação a busca de determinado curso em determinada faculdade, é simples: quanto maior for a busca por aquele curso em uma faculdade pública, como por exemplo medicina na UFBA, a nota de corte será maior, já se for um curso não tão procurado assim a nota de corte será bem menor.

Como já dito anteriormente, não se desespere ao ver que a sua nota está abaixo da nota de corte, pois existem faculdades com seu curso em outras cidades no Brasil, e talvez a nota de corte nesses lugares seja menor do que na sua cidade.

Sem falar que muitas faculdades abrem uma segunda chamada no segundo semestre, ou seja seu nome pode estar lá.

Você pode ficar ligado também no curso o qual você selecionou como “segunda opção”, quem sabe você esteja afim de cursá-lo?! Vale a pena ver as notas de corte dele também. Não perca essa chance de ingressar no seu sonho, seguindo as dicas desse artigo!

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *