Competências que todo jornalista deve ter!

O curso de jornalismo é um dos mais procurados do mercado e por isso, dispõe de muitos profissionais na área. Mas vale lembrar que assim como toda e qualquer profissão, o contratado do curso deverá dispor de competências básicas para ter sucesso no mercado de trabalho. Você sabe quais são elas? Para ser o diferencial no mercado, veja a seguir as competências que todo jornalista deve ter.

Competências de um jornalista

Poder investigativo

Todo jornalista deverá desenvolver o seu poder investigativo, sem importar a área de referência ou atuação. Saber avaliar a veracidade dos fatos, as fontes e o que vale ou não ser mencionado na sua investigação é essencial. Não se preocupe, pois a prática leva a perfeição e você poderá aprimorar esta competência na sua carreira.

Amateur, Aperture, Camera, City, Digital, Dslr

Comunicação

A comunicação é um dos principais pontos desta carreira. Pode ser que, dependendo do cargo que você almeja nesta formação, você possa se utilizar mais ou menos do poder de comunicação. Há diversas maneiras de aperfeiçoar esta competência.

 

Preparo absoluto

O jornalista deverá estar disposto a lidar com novidades e notícias importantes 24 h por dia, por isso é necessário ter preparo absoluto. Este é um ponto indispensável se você quer ser um profissional que está na frente no mercado. Saiba pesquisar e esteja sempre informado, não importa o dia da semana!

Saiba pesquisar

Para qualquer tipo de jornalismo, a pesquisa é fundamental! Você estará fazendo o seu nome no mercado de trabalho e por isso, o jornalista se difere dos demais profissionais. Para que você mantenha a credibilidade com o seu público, é preciso pesquisar bem suas informações e certificar-se da veracidade de cada coisa, principalmente para os assuntos que você não domina.

Binoculars, Looking, Man, Discovery, People, Vision

Seja criativo

Nesta área, a intenção maior é informar o público, não importa qual a pauta e você encontrará diversos profissionais fazendo a mesma coisa. Portanto, a criatividade deverá ser uma competência trabalhada. Busque fazer o seu leitor pensar, traga novidades e seja sempre original em seus textos. Se possível, faça conexões e confirme a coerência do seu texto antes de publicá-lo.

Light Bulb, Idea, Creativity, Socket, Light

Respeita a privacidade

Nesta carreira, manter contatos e fontes seguras é muito importante e pode auxiliar você em outros aspectos. Por exemplo, a respeitar a privacidade das pessoas e não acabar com um processo nas costas. É muito comum ser autuado por calúnia e invasão de privacidade nesta área, e o jornalista que souber desenvolver esta competência poderá se destacar entre os outros.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *