Conheça a diferença entre curso técnico e curso tecnológico

Está pensando em começar uma formação em breve? Bem, antes de decidir qual curso você irá fazer, cale a pena conferir qual a modalidade de ensino que melhor se encaixa no seu perfil acadêmico. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre o curso técnico e o curso tecnológico? Para entender mais sobre o assunto, confira o texto a seguir.

Curso Técnico

É normal confundir as duas modalidades de curso. Além da terminologia semelhante, ambos também têm pontos parecidos, porém, vale lembrar que são formações diferentes, os cursos técnicos por exemplo, tendem a ser mais baratos e oferecidos gratuitamente pelo PRONATEC. Para entender melhor, veja os tópicos abaixo:

Tipos de curso

A principal característica do curso técnico é a quantidade de categorias de ensino diferentes. Por exemplo, você pode realizar um curso técnico como qualificação profissional, que é voltada diretamente para os trabalhadores.

Também é possível realizar a formação inicial ou continuada, assim como a concomitante, que é voltada para quem já concluiu o primeiro ano do ensino médio ou o ensino integrado, que ocorre juntamente ao processo escolar em horários diferentes.

Diferença entre curso técnico e curso tecnológico

Nível

Vale lembrar também que devido às categorias que o curso técnico possui, ele dispõe de diversas opções de formação para vários níveis de ensino diferentes. Por exemplo, quem não concluiu o ensino médio ainda já pode começar seu curso em uma instituição adequada.

Building, Glazurkarz, Ceramic, Tiles, Terrakota, Tile

Instituições

Os cursos técnicos são responsabilidade das Escolas Técnicas disponíveis em cada região. As do Sistema S são as mais procuradas e podem até ofertar cursos gratuitos. É o caso do SENAC, que disponibiliza uma porcentagem de vagas para programas de incentivo ao estudo.

Curso Tecnológico

Sendo também um tipo de formação de curta duração e com boa empregabilidade no mercado, o curso tecnológico possui processos singulares que podem servir muito bem para algumas pessoas.

Trabalho de Conclusão

Enquanto a maioria dos cursos necessita de pontuação somente através de sistemas de provas, o curso tecnológico irá requerer um trabalho de conclusão de curso para a liberação do diploma.

Requisitos

Outro ponto forte que diferencia as duas modalidades de ensino são os requisitos de participação. Para cada tipo de ensino técnico, haverá um regulamento próprio. Enquanto isso, o tecnológico só pode ser realizado por quem já concluiu o ensino médio, pois é considerado um curso superior.

Duração

Hourglass, Time, Hours, Clock, Egg Timer

Os cursos técnicos podem ser concluídos em alguns meses até cerca de 3 anos, dependendo de cada área de ensino. Mas, para a modalidade do tecnológico o tempo mínimo é de 2 anos, podendo ir até 3 anos.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *