Formas de usar a nota de ENEM para iniciar um curso gratuito

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação muito importante que tem grande peso educacional. Através do exame, os estudantes podem começar o seu curso ideal e conquistar o tão esperado diploma. Existem algumas possibilidades que você pode acessar para começar um curso gratuito através da prova do Enem. Você sabe quais são? Veja o texto a seguir e confira.

Formas de usar a nota de ENEM

Sisutec

O Sisutec é uma iniciativa muito importante que faz parte do viés do Pronatec. Os programas trabalham juntos para que mais estudantes possam entrar em contato com o ensino técnico. Para participar das inscrições Pronatec 2019, o estudante deve se inscrever na plataforma digital do Sisutec e ficar atento às vagas.

O programa dispõe de algumas regras para os cursos Pronatec, e uma delas é a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, o candidato deve ter pontuação mínima de 450 pontos em cada etapa do Enem e não pode zerar a redação do exame.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) também pode ser utilizado para conseguir o seu curso gratuito. O programa é responsável pela distribuição de vagas do nível superior na rede pública de ensino.

Pode participar da seleção quem realizou a versão mais recente do Enem. As bolsas são distribuídas de acordo com a pontuação que os candidatos alcançaram. Para garantir a sua bolsa é preciso superar a nota de corte gerada pelo sistema.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos é muito semelhante ao Sisu, mas este é destinado à distribuição de vagas na rede privada de ensino superior. O programa também necessita da participação dos candidatos no Enem.

Dependendo da pontuação alcançada e dos critérios socioeconômicos exigidos, o participante pode conseguir bolsas de estudo parciais ou integrais. É válido lembrar que o sistema de distribuição de vagas também depende da superação de nota de corte os cursos selecionados pelo estudante.

Fies

O Fies é um programa de financiamento estudantil que visa cumprir as mensalidades dos estudantes que não podem arcar com os custos integrais de uma graduação. De acordo com as regras do programa, é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio para ter direito ao auxílio.

O estudante deve ter nota superior a 450 pontos e também não pode zerar a redação do Enem. A solicitação do financiamento pode ser requerida através do SisFies pela internet. Depois é só firmar o contrato com o melhor banco para você e começar o seu curso!

Ficou com mais dúvidas, então veja esse vídeo mostrando as “7 FORMAS DE ENTRAR NA FACULDADE COM A NOTA DO ENEM”.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *