Especialista dá dicas de como se comportar em seu primeiro cargo de gerente

Talvez o caro leitor deste post tenha sido recentemente  promovido para seu primeiro cargo como gerente ou gestor em uma empresa e deseja saber o que  é ser um gestor ou gerente.

Você vai entranhar, mas a primeira coisa que o gerente faz é não fazer nada. Talvez você não tenha entendido nada. Esta provocação não significa que, a partir de agora, você como gerente, vai ficar na sua sala confortavelmente aguardando os relatórios de resultados  da sua equipe. Ledo engano!

Ao contrário, esteja preparado para trabalhar duro e por muitas horas, pois além de cuidar da sua atuação, você será responsabilizado pelo resultado de muitos colaboradores sob a sua tutela. Vou esclarecer essa questão neste post.

✔ Descubra todos os segredos da Linguagem Corporal.

O principal papel do gestor é  gerenciar pessoas  na realização do trabalho que tem que ser feito para a realização dos objetivos de sua organização. Isto significa que que a função principal do gestor é fazer com que a sua equipe seja a mais eficaz e eficiente,  caso ela não existisse.

Veja a seguir o que um gerente faz no dia a dia.

1 – Construa uma equipe eficaz e eficiente:

Esta, obviamente, é uma das primeiras atividades que você deve desenvolver como gerente.  A partir do momento em que começar a fazer alguma coisa com outra pessoa, você estabeleceu uma equipe.

Para tanto, inicie  com  a sua capacidade de se relacionar. Todas as possibilidades de uma ação eficaz, dentro e fora da sua organização depende da sua capacidade de se relacionar com todos os que estão envolvidos com seu trabalho com gestor, especialmente os membros de sua equipe.

Esta habilidade é aprendida. Você não precisa de fórmulas magicas para ter um relacionamento adequado. Você pode ser eficaz com as pessoas usando o senso comum e alguns princípios fundamentais a seguir especificados.

2 – Crie uma Visão Desejada para sua organização

Significa  que o gestor deve ser capaz de entusiasmar a equipe, com a definição clara dos grandes resultados desejados da sua equipe.

3 – Obtenha Comprometimento

Esta atitude tem dois sentidos. O primeiro está relacionado com o nível de comprometimento do gestor com os objetivos da empresa e com os objetivos pessoais dos componentes da sua equipe. O segundo tem a ver com o comprometimento da equipe em relação aos resultados a serem alcançados.

Em ambos os casos, o gestor tem um papel fundamental de conciliar e mitigar os eventuais conflitos e motivar todos em prol dos resultados almejados pela empresa.

A solução para esse conjunto de problemas é duplo: criar um clima de confiança e, dentro dessa atmosfera, incentivar a inclusão.

✔ Saiba também como fazer uma apresentação Descontraída.

4 – Gere Confiança

Confiança é o antídoto para os temores e os riscos para um compromisso significativo da equipe. Significa ter confiança na liderança da equipe e  na visão desejada.

Com o comprometimento da liderança com uma visão clara e um verdadeiro plano para dividir os riscos e recompensas, a atmosfera de confiança está criada. Agora estamos prontos para incluir os outros em nosso esforço de equipe.

5 – Promova Inclusão

Inclusão significa agregar  outras pessoas para apoiar  o esforço da equipe, ajudando os outros para um compromisso genuíno.

6 – Gere Intercambio

O passo final na criação da equipe é estabelecer uma estratégia equilibrada para alcançar a visão desejada. Este plano será composto por todas as tarefas e contribuirá para o intercâmbio necessário para realizar a visão global.

7 – Motive sua equipe

A maneira mais simples de fazer sua equipe ser mais produtiva é motivá-los. Motivar as pessoas pode ser um verdadeiro desafio para muitos gestores, porque é uma ação diferente para cada pessoa.

Você vai descobrir que o que funciona para motivar uma pessoa não vai funcionar para outra e na verdade será um desmotivador para outra. Como gerente, você precisa encontrar os motivadores únicos para cada membro de sua equipe.

8 – Administre o negócio

Enquanto você está motivando sua equipe, você tem que ficar focado no negócio em si. Os gestores devem lidar com muitas tarefas específicas, principalmente relacionadas a atos de pessoal e de operações diárias, para manter o funcionamento da empresa.

Você vai ter que tomar decisões diárias sobre a maneira correta de fazer as coisas e para manter o alto desempenho da equipe, como parte de toda a empresa. Não importa o quão bem sua unidade trabalhe a menos que esteja em sincronia com o resto da empresa.

9 – Faça  alterações para reparar as coisas erradas

As coisas dão erradas todos os dias e  mudam constantemente. Os gerentes desempenham um papel fundamental em descobrir o que está acontecendo de errado e fazer o que é necessário para corrigi-lo.

10 –  Gerencie as relações da equipe com a as outras unidades

Além de gerenciar sua equipe, seu papel como gestor requer que você também gerencie a organização acima e ao lado da sua unidade.

Em adição ao gerenciamento  acima, você precisa trabalhar bem com seus pares. Sua equipe não vai funcionar bem se eles têm problemas com outros departamentos. Você pode ajudá-los a ser mais eficazes se estabelecer boas relações de trabalho com seus colegas, os gestores dos outros serviços que  sua equipe necessita.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *