Nem todo mundo pode ouvir seus pensamentos e esse fato está impressionando as pessoas

Você consegue ouvir seus pensamentos em sua cabeça, e acaba parecendo que está tendo um diálogo de você consigo mesmo? Pois é, sabia que existem pessoas que não conseguem ouvir os próprios pensamentos?!

Parece loucura, mas é mais comum do que você imagina. Se você se interessou por esse assunto e quer saber mais sobre ele, fique aqui nesse artigo e leia-o até o final.

É comum que ao ir dormir as pessoas fiquem mais pensativas e refletem como foi o seu dia, lembra de coisas boas e ruins e etc. Outras preferem esperar o sono usando o celular ou lendo o livro, fazendo com que não tenha uma reflexão sobre acontecimentos passados ou até mesmo situações cotidianas da vida.

Ouça seus pensamentos

Por isso algumas pessoas guardam seus sentimentos e suas emoções para si mesmo, fazendo com que cause uma “briga” interna e muitas vezes sem saber o porque. É simples, o diálogo é sempre a melhor opção, seja uma conversa com seus próprios pensamentos ou uma conversa normal com colegas e amigos.

Porém atualmente as pessoas andam estressadas por diversos motivos, e nem sempre querem ouvir como está o outro. Isso gera um aborrecimento no qual a pessoa que não é ouvida guarda seus sentimentos e pensamentos para si mesma sobrecarregando-se e encadeando uma série de problemas tanto físico como psicológicos.

Principalmente crianças e adolescentes não têm a facilidade de refletirem e ouvirem a si mesmo, pelo fato da pouca idade e no caso dos adolescentes existem uma série de fatores como a quantidade de hormônios no corpo, pressão familiar e etc. Por isso as taxas de suicídio nessa faixa etária é a maior em relação às outras idades, pois a aceitação é muitas vezes complicada e as más influências começam a aparecer.

Corrigindo esse problema

Monólogo verbal é como se chama essa conversa interna que a maioria das pessoas tem consigo mesmo, sendo um dos fatores mais importantes para o ser humano se entender e entender o que está acontecendo com ele e como ele pode melhorar.

Algumas pessoas exageram e conversam sozinhas e em voz alta, parece coisa de filme mas é muito comum. Pois o nível de estresse da sociedade está aumentando cada vez mais e as pessoas precisam “botar pra fora” aquilo que está te incomodando, pois acreditam que assim podem aliviar o estresse psicológico que sofrem.

Outras pessoas acreditam na mística da “paz interior” nas quais acham que para adquiri-la precisam “apagar” os pensamentos ruins da cabeça e assim ficar mais tranquilo para exercer as atividades.

Alguns dos métodos usados por esse pessoal são as meditações e aulas de yoga, porém não existe método melhor do que a conversa, melhor do que a conversa interna é a conversa com amigos e familiares sobre algo que esteja te incomodando, pois ouvirá opiniões de pessoas “de fora” e de diferentes pontos de vista.

Estudos nesse sentido

Gerando problemas muito maiores do que só a “fuga da realidade”, como problemas físicos e psicológicos para o resto da vida, simplesmente pelo fato de não ter o apoio emocional necessário nessa fase da vida, na qual todas as pessoas passam por esses momentos conturbados.

Mal sabem eles que o diálogo é a forma mais eficaz e simples de abandonar esses pensamentos negativos. Porém nem todo ser humano tem a facilidade de expor seus sentimentos para as pessoas, ou até mesmo debatê-los consigo mesmo.

É notório que o uso de drogas e o suicídio são as piores atitudes que podem ser tomadas à respeito desse assunto. Pois o uso de drogas é uma “fuga” parcial da realidade, na qual após o efeito do entorpecente a pessoa volta a ter o conflito interno. E o suicídio além de não ser um ato recomendado é uma atitude extremamente egoísta do ser humano, pois causará dor e sofrimento à todos os amigos e familiares da vítima.

Por fim, se você passa por esse desgastante conflito interno ou conhece alguém que passe por isso use as dicas desse artigo como: conversar como amigos e familiares, e refletir sozinho sobre os acontecimentos da vida, para assim poder esclarecer aquilo que está gerando estresse e conseguir combatê-lo.

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos e continue nesse site para ver mais artigos interessantes como esse!

Veja também: Passar de ano não significa que você aprendeu.

 

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *