Passar de ano não significa que você aprendeu

Nem sempre quem passou de ano aprendeu algum assunto que poderá ser cobrado nos anos à frente. “Estudar” com o objetivo de apenas ficar na média necessária para passar de ano, não necessariamente quer dizer que aprendeu algo.

Para aprender de verdade, construir conhecimentos é necessário querer aprender e para isso é preciso interesse, concentração, atenção e muita dedicação aos estudos. Mas nem todos pensam assim, pois preferem o caminho “mais fácil” colando ou chutando questões na prova e às vezes quebram a cara.

As provas disso falado acima são as notas no Enem e em outros concursos públicos. Comprovando que pessoas que terminaram o colégio ou ainda estão cursando, não aprenderam os assuntos cobrados no ensino médio, provando também que alguns não aprenderam sequer os assuntos do primário como ler, escrever e interpretar.

Estudos melhores

O vocabulário de algumas pessoas “formadas” é pobre, não utilizam nem na própria fala nem na escrita, recursos de elaboração mais claros e elaborados, conforme as normas e regras de linguagem culta, na maioria das vezes não conseguindo explicar numa redação ou até numa simples conversa, o seu ponto de vista e seus pensamentos sobre diversos assuntos no mundo.

Essas pessoas são aquelas que durante seu período de colégio, não levavam seus professores nem sua vida colegial a sério, muitas vezes filando aula ou até faltando-as para simplesmente ficar em casa e não “perder” tempo no colégio.

Passar de ano não significa que você aprendeu — VNB

Mal sabem eles que o conhecimento constrói pontes e a falta dele constrói muros nos quais você poderá se relacionar e aprender mais com outras pessoas. Porém elas preferem construir muros e ficar cada vez mais marginalizadas da sociedade e longe das oportunidades de emprego.

O conhecimento, aprender e conhecer novas experiências acadêmicas parecem que perderam sua importância para os alunos, tudo é mais importante para eles.

Eles gostam da escola porque lá fazem amizades, paqueram, tem comida, brincam, mas quando são retirados da sua zona de conforto como na aplicação de provas ou numa simples pergunta do professor, eles se aborrecem, reclamam, fazem corpo mole, como se estudar fosse um muro que eles jamais escalariam para brincar.

Absorvendo conteúdo

Dessa forma é fato que, quem quiser aprender terá que entender que: será necessário absorver todas ou a maioria das atividades e experiências acadêmicas no colégio, principalmente ler, interpretar e tirar dúvidas com o professor, pois o conhecimento partilhado é uma das melhores formas de aprender. Somente assim será fácil conviver e conhecer novos conhecimentos necessários para o colégio e para a vida.


Estudar apenas para responder a prova é alimentar o “faz de conta” que é o estudo para os frequentadores da escola, que têm como objetivo “passar de ano”.

Pois após realizar a prova esses “conhecimentos” serão esquecidos, tendo servidos apenas como um “tapa-buraco” naquele momento, devido a irresponsabilidade de não focar e ter o “trabalho” de estudar de verdade.

Passar de ano não significa que você aprendeu — VNB

Então se você tem um filho ou um amigo que se encontra nessa situação e está percebendo que desse jeito ele não irá aprender e quem sabe não passará de ano, tente conscientizá-lo enquanto ainda dá tempo!

Com a leitura desse artigo você irá perceber a importância que é estudar para valer, e não apenas para o colégio, mas sim para vida! Pois a gente nunca sabe o dia de amanhã!

Saiba mais: Nem todo mundo pode ouvir seus pensamentos e esse fato está impressionando as pessoas.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *