Revista escolhe Rio como a melhor cidade do mundo

Principal subsede da Copa do Mundo de 2014 e sede das Olimpíadas der 2016, o Rio de Janeiro foi escolhido na categoria Melhor Cidade, do Best Design Award 2011, concedido pela revista inglesa Wallpaper, referência mundial em design e estilo de moda. A Cidade Maravilhosa venceu Chicago, Hong Kong, Johannesburgo e Oslo na enquete promovida pela publicação. Além da beleza natural e da simpatia dos habitantes, a pacificação nas comunidades carentes cariocas contribuiu decisivamente para a escolha do Rio. O resultado será publicado na edição de fevereiro da revista.

– Foi uma escolha muito merecida e que me emocionou porque reforça o novo momento que o Rio de Janeiro vive, de crescimento, de geração de emprego e renda, de recuperação da autoestima do seu povo, e de ter a paz como base para todas as conquistas. O prêmio confirma a singularidade do Rio, que conjuga uma beleza natural extraordinária com a agitação de uma metrópole que tem como marca registrada o alto-astral e o bom humor dos seus moradores. E tudo com um ingrediente novo e fundamental: a pacificação de comunidades. Esse é um trabalho árduo, mas que temos feito com seriedade, inteligência e que levará a paz a todo o nosso estado. É, felizmente, um caminho sem volta, que está fazendo do Rio um lugar ainda melhor para se viver – disse o governador Sérgio Cabral.

A Wallpaper, que já fez uma edição dedicada ao país, destacou os avanços para a cidade receber a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Citou ainda o resgate da Zona Portuária, que abrigará o Museu do Amanhã, projeto assinado por Santiago Calatrava, e a nova sede do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, projetada pelo escritório de arquitetura Diller Scofidio + Renfro. Centro e Lapa também foram lembrados pela Wallpaper como áreas de regiões degradadas que passaram a redutos boêmios disputadíssimos em função da oferta musical e das galerias de arte.

Outras conquistas da Cidade Maravilhosa

Em novembro de 2009, a cidade foi eleita o melhor destino gay do mundo. A eleição foi promovida pelo Logo, um canal da MTV destinado ao público homossexual, através do site TripOutGayTravel.com. Estavam na disputa outras cinco cidades: Buenos Aires, Barcelona, Londres, Montreal e Sydney. Mais de cem mil votos foram computados pelo site para a escolha do melhor destino, operadora de turismo e outros serviços de hospitalidade destinados ao público LGBT.

A Praia de Copacabana, aqui carinhosamente conhecida como Princesinha do Mar, foi eleita pelo site AskMen, com cinco milhões de leitores, como a mais bonita do mundo. Uma pesquisa promovida pelo site “The Blue Sky Explorer” (o explorador do céu azul) escolheu, entre 19 concorrentes em seis continentes, o céu do Rio como o mais azul do mundo seguindo os critérios do NPL (The Nacional Physical Laboratory). A cidade também foi escolhida em pesquisa de duas universidades americanas – a Universidade de Michigan e a Universidade da Califórnia – como a Capital Mundial da Gentileza. O carnaval carioca foi eleito pelos Internautas do Site Fun Party como a Melhor Festa do Mundo.

O espírito carioca, as praias, a montanha, as áreas verdes, os esportes ao ar livre, os eventos, como o réveillon, o carnaval e outros, e os monumentos, naturais ou não, como o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas modernas do mundo, o Maracanã e o Pão de Açúcar são as marcas do Rio, uma cidade de muitas atrações para todas as idades.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *