Sebrae oferece cursos para desenvolver cultura CRM empresarial em Pernambuco

Você sabe o que significa a sigla CRM? Você pode não até não saber, mas com certeza já fez parte de um banco de dados de um CRM, e lendo o livro Desenvolvendo a Cultura de CRM na Empresa poderá entender melhor sobre essa tão importante ferramenta para auxílio na gestão dos grandes negócios.

CRM é sigla do termo Customer Relationship Management, que significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. A ferramenta gerencial CRM usa os dados obtidos dos clientes para extrair informações importantes para que seja otimizada a relação da empresa com o mesmo, podendo assim melhorar os resultados por cliente.

É utilizada por praticamente todas as grandes corporações que tem extensas carteiras de clientes, porém empresas de porte menor, mas que também dão a devida importância ao cliente, fazem uso de versões customizadas da ferramenta. Portanto, se você possui um cartão de crédito com alguma bandeira conhecida ou é cliente de alguma grande rede de lojas de roupas, considere-se dentro do CRM dessas organizações.

✔ Saiba como promover sua empresa através do Marketing boca-a-boca

O autor Joaquim Lobo Leite Júnior explica detalhadamente como foi desenvolvida a ferramenta e seu uso dentro das empresas. Mostra em quatro minuciosos capítulos a real utilidade do CRM e o impacto de seu uso correto no rendimento das empresas. Um ponto bastante interessante do livro é quando o autor desmistifica uma crença de alguns profissionais têm sobre o CRM: de que ele consiste apenas de um programa de computador que reune informações sobre determinados clientes para vender-lhes o produto certo. Essa é apenas uma das facetas da ferramenta, que abrange vários módulos e vai além, sendo uma verdadeira cultura de tratamento adequado ao consumidor e podendo ser extendida para todas as áreas da organização que a adota como parte de sua estratégia.

Desenvolvendo a Cultura de CRM na Empresa traz noções muito importantes para o gestor que deseja implantar o CRM na organização. Fala dos conceitos que envolvem o CRM, a importância de se ter um CRM adequado ao tamanho da empresa, o fatores que atrapalham a correta utilização da ferramenta e o que deve ser feito para mudar tal cenário, assim como cita os fatores que contribuem para um bom aproveitamento de um CRM.

✔ Descubra o que é e como funciona a “Força de Vendas

Joaquim Lobo dá ainda uma “colher de chá” para o leitor: apresenta um esboço pormenorizado de um planejamento de implantação de um CRM, desde o projeto e sua apresentação ao nível estratégico da empresa, até o treinamento dos usuários e manutenção de todo o sistema para conservar os resultados em uma crescente de sucesso. Tem até um esquema nas últimas páginas para quem quer mais detalhes ainda.

Com esse livro ninguém fica perdido quando se trata de CRM. O autor conduz o leitor de forma inteligente e didática sobre o processo de implantação e uso, fazendo com que a ferramenta não seja encarada como algo complicado que só se aplica a corporações multinacionais. Desenvolvendo a Cultura de CRM na Empresa dá o norte para o entendimento, aplicação e avaliação da preciosa ferramenta para que o gestor encontre nela a trilha certa para o sucesso.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *