A Internet transformou o Mundo da Notícia

A internet mudou profunda e definitivamente a forma como as notícias chegam às pessoas. E mudou também a forma como os jornalistas tratam a informação.
Com a globalização e a difusão da rede mundial de computadores, nos acostumamos ao acesso fácil e rápido a todo tipo de informação. Hoje, editoras disponibilizam em seus sites o conteúdo de anos de publicação. Com um click, o leitor tem acesso a uma edição que foi distribuída há 20 anos. Nos sites das emissoras de televisão, é possível tirar dúvidas com os entrevistados dos telejornais, rever reportagens e participar de forma interativa da programação.
Essa revolução no acesso à informação afetou o mundo da comunicação. Os profissionais da mídia precisam estar cada vez mais “antenados”, pois o acompanhamento das notícias acontece em tempo real. Se um portal ainda não divulgou nenhuma nota sobre um acidente que acabou de acontecer, por exemplo, o internauta vai para outro site. Imediatismo é a palavra da vez. O usuário tem acesso rápido à concorrência e ele não está preocupado em ser fiel; o importante é se informar rapidamente sobre o que está acontecendo.
Nesse âmbito, os jornalistas têm de ser profissionais multimídia. Já passou o tempo em que um texto era escrito por um profissional, revisado por outro e editado por um terceiro. Hoje, o mesmo jornalista escreve, revisa, seleciona e trata a imagem para a matéria e ainda a coloca no site. Sempre correndo e se pressionando para postar a notícia antes do concorrente.

Diversos sites transmitem partidas de futebol em tempo real, com direito vídeos, áudio e fotos – Crédito: Reprodução do site Globo.com
Essa questão de falta de tempo, infelizmente, acaba tirando dos leitores a oportunidade de prestigiar grandes reportagens e exclusivas. Em contrapartida, o jornalista não pode escrever grandes matérias na internet porque o usuário costuma ter muita pressa na hora de se informar e, se o conteúdo se tornar cansativo, ele simplesmente interrompe a leitura. Muitos, inclusive, leem somente a chamada da notícia. Para mim, essa é a grande armadilha da internet: a superficialidade da informação. O fato do internauta não querer se aprofundar nas notícias e acreditar que está bem informado, apenas lendo as chamadas na página principal dos portais de notícias.
Outra questão levantada pelos profissionais de comunicação é se a chegada da Internet pode pôr fim ao velho e bom amigo de todas as manhãs, o jornal.
Particularmente, creio que isso não vai acontecer. Mesmo que a notícia esteja disponibilizada praticamente em tempo real e de forma gratuita na rede, acredito que o jornalismo tem condições de se reinventar e a imprensa escrita continuará sendo fonte de informação por muitos anos.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *