Cartão SUS 2021 — Veja os benefícios, cadastros, consultas e mais

O sistema único de saúde é um melhores programas do Governo Federal. Com ele a saúde é unificada e pode atender a todas as pessoas. Além de ser considerado um dos mais modernos sistemas de saúde pública do mundo. Por isso é bom aprender tudo sobre o cartão SUS 2021 para não errar na hora de fazer consultas e cadastros.

Existem problemas realmente com o SUS. Porém é inegável os benefícios que o programa trouxe para a vida dos brasileiros. Com ele é possível ter serviços gratuitos excelentes para a vida do cidadão. Além da consulta residencial é outra maneira de levar esse atendimento ao máximo de pessoas possível.

O cartão SUS 2021 possibilita ter esse acesso de forma mais fácil para esse atendimento. Além disso existe a consulta online onde você pode ter informações relevantes de tratamentos de qualquer lugar. Sendo necessário apenas algumas informações como CPF por exemplo.

Sobre o programa

Vale lembrar que o programa foi criado com a premissa de que todas as pessoas têm direito a saúde. Por isso existem princípios básicos que norteiam o SUS que são:

  • Universalidade (artigo 196);
  • Integralidade (artigo 198 – II);
  • Equidade (artigo 196 – “acesso universal e igualitário”);
  • Descentralização (artigo 198 – I);
  • Participação social (artigo 198 – III).

Podem ter acesso ao SUS e ao cartão SUS 2021 brasileiros de qualquer região do país. Residentes permanentes também tem direito a atendimentos pelo SUS. Os atendimentos são realizados em postos de saúde, centros de saúde e hospitais públicos.

Vale lembrar que pacientes com câncer podem receber tratamento grátis pelo SUS. Além de remédios e quimioterapias para cuidar do problema. O paciente com essa doenças ainda pode trocar de especialista. Pode também trocar de hospital para tratar o câncer de acordo com a sua escolha.

Cartão SUS 2021 – Veja os benefícios, cadastros, consultas e mais — VNB

O cartão SUS 2021 pode ser adquirido também por pessoas que tem convênio com instituições particulares. Sendo amplo os tipos de tratamentos para qualquer brasileiro que queira assistência médica. Com isso mesmo pessoas qualquer pessoa tem esse acesso à saúde assegurado.

Para não ter problemas em conseguir esse atendimento é interessante já ter um cadastro no SUS. Com isso acelerar e estar preparado para um eventual problema de saúde. A final, é importante sempre é melhor se prevenir e estar preparado do que correr atrás de resolver algum problema.

Leia também sobre: Como usar a nota do enem no SISU — Confira as 5 dicas.

Solicitar meu cartão do SUS 2021

Porém é bom deixar claro que a consulta nunca será online. Sempre será com a presença de um médico especialista. Online você pode marcar essas consultas presenciais. Além disso poderá também ter acesso a informações relevantes das consultas.

Os principais documentos necessários para fazer o cartão SUS 2021 são:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de nascimento.
O interessante é que em recém nascidos você pode fazer o cartão SUS 2021 antes de sair da maternidade. Porém ainda não são todas as maternidades que contam com esse serviço. Por isso é bom se informar se a maternidade que nascerá seu filho possui estrutura para isso.

Aplicativo SUS

Com mais 1 milhão de downloads o aplicativo do SUS tem várias funções interessantes para os usuários. Entre os principais estão a retirada de medicamento e a marcação de consultas dentro do próprio app. Meu DigiSUS é um aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Você pode baixar para Android e para IOS. Além disso o aplicativo serve como controle de qualidade. Já que dentro do app você pode classificar as consultas e o profissional. É possível também usar o app para reclamar ou indicar melhorias.

Atendimento através do cartão

Uma função importante do cartão SUS 2021 é a criação de um histórico que pode ser usado para futuras consultas. Com eles você tem acesso a problemas de saúde que teve para sempre ter uma resposta no caso de reincidências. Além de informações importantes para o seu médico.

Cartão SUS 2021 – Veja os benefícios, cadastros, consultas e mais — VNB

Você ainda usar o mapa e conferir atendimentos mais próximos à você. Você pode também ter a informação das melhores unidades classificadas por outros usuários. Indo assim no melhor atendimento mais perto de você sempre. Podendo inclusive adicionar aos favoritos as unidades.

É interessante visitar uma unidade antes para conseguir tirar as dúvidas principais ou visitar o site do cartão de saúde. Com isso ter a certeza do melhor lugar para buscar atendimento em diferentes casos. Por isso baixe o app para ter acesso aos atendimentos agora mesmo!

 

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *