Como funciona o intercâmbio? Entenda!
Intercâmbio é uma experiência de estudos ou trabalho no exterior. Existem muitos formatos diferenciados que atendem a todo tipo de interessado em conhecer outra cultura, novas formas de estudo e incrementar seu currículo. Saiba mais!
Como funciona o intercâmbio para estudar
O intercâmbio é uma experiência fora do país por um período de tempo que pode ser curto ou longo. Enquanto alguns duram apenas um fim de semana e recebe o mesmo nome, alguns podem durar meses ou até dois anos.
A experiência de intercâmbio é viver um período de tempo fora do seu país para conhecer novas culturas, podendo ser para trabalhar ou estudar. No modelo para estudo o jovem ou adulto pode viajar para fazer um curso de idiomas, estudar no high school (ensino fundamental ou médio no exterior) ou cursar alguns meses de uma graduação ou o curso todo.
Cada tipo de estudo possui as suas regras. Os cursos de idiomas são no geral realizados nas férias. O escolar (ensino médio ou superior) são apenas para instituições equivalentes a seu plano de estudo na instituição de origem. Quando voltar da experiência avançará no ano e as matérias entram como pagas no currículo.
Para fazer intercâmbio de estudos é preciso procurar em primeiro momento a sua escola ou faculdade. Elas fazem o contato e mostram os países e instituições parceiras para conseguir manter a grade curricular atualizada.
Como funciona o intercâmbio
Já o intercâmbio para trabalho é uma experiência sem vínculo com instituição de ensino. Ele é intermediado por agências especializadas indicando moraria e locais para trabalhar que aceitam estrangeiros para curtir a experiência.
Apenas morar no exterior e conseguir um emprego não é um intercâmbio. É preciso estar cadastrado e intermediado por uma agência, com visto temporário e as devidas legalizações. De outra forma é imigração.
As funções a serem exercidas são as mais diversas, mas sempre focando em empregos temporários. O intercâmbio não permite morar em outro país permanente, não com o tipo de visto liberado. Caso o viajante queira fazer isso vai precisar modificar seu visto e também o formato de emprego.
‘Intercambistas’ costumam trabalhar meio expediente e sempre recebendo por hora trabalha. As funções mais costumeiras são babá, trabalhar em pubs e cafés e sempre funções sem periculosidade.
Onde morar quando fizer intercâmbio?
O tipo de moradia de um intercâmbio varia. Pode ser em espaços como albergues ou especializados para receber viajantes temporários, pousadas ou em casa de família. Deve ser escolhido antes e de comum acordo.
O pacote de intercambio pago inclui muitas coisas como moradia e as vezes refeições. Mas os custos extras são todos do intercambista como transporte até o trabalho ou escola. Também há regras a serem cumpridas como horários respeitados no dormitório ou casa de família.
Pode-se modificar a moradia no meio da viagem? Sim. Caso não haja uma adaptação com o meio é só entrar em contato com a agência e solicitar uma mudança no tipo de hospedagem. É muito comum quando não há adaptação em uma casa de família.