Descubra o Poder do Marketing Boca-a-Boca

Num belo dia de sábado, saí para pesquisar preços a fim de comprar um móvel de cozinha. Acabei encontrando-o um numa porcaria de loja que nem vale a pena citar o nome. O vendedor me fez uma ótima proposta, e me prometeu que entregaria o móvel na segunda, à noite, que era a única hora que eu poderia receber. Nada feito. Marcamos a entrega para a quarta, e nada também.

Na mesma quarta, falei com a gerente e a mesma disse que não poderia atender o horário combinado para entrega, pois os montadores só trabalham até o final da tarde. Então eu disse que ela teria que cumprir o que havia sido prometido pelo vendedor, independente de ser uma prática da loja ou não.

Marketing Boca a Boca
Marketing Boca a Boca

O móvel só foi entregue na sexta-feira, mas não foi montado. Somente quando deixei nas mãos dela o comunicado do Procon que a obrigava a mandar alguém para a montagem foi que ela se dispôs a me atender.

✔ Confira qual o futuro do Jornalismo na época das mídias sociais.

Em plena época de concorrência acirrada ainda encontramos empresas que praticam esse verdadeiro crime contra o consumidor. Ainda há tolos que acreditam que o cliente deve se adaptar a eles, e não eles ao cliente. Existem ainda pessoas que acham que, no momento da venda, prestam um favor à clientela, quando é exatamente o inverso. Acho que todos eles nunca ouviram falar em Marketing Boca-a-boca.

Atráves do Marketing Boca-a-boca, que é quando pessoas divulgam espontaneamente um produto ou serviço, dando boas ou más indicações deles, as pequenas empresas têm obtido condições de continuar sobrevivendo em meio ao tiroteio que é o mercado atualmente, ou afundado de vez.

Além de ser uma forma barata de divulgação, posto que não se gasta nada na maioria das vezes já que a divulgação é motivada por uma boa impressão do contato com a empresa, é também, ao meu ver, o jeito mais autêntico de convencer um cliente em potencial. Imagine: você vê na rua um belo e colorido out-door mostrando o mais novo creme dental do mercado. Então, horas depois, chega um amigo teu e diz:

“- Você tem que comprar o creme dental naõ-sei-o-que-lá porque ele vai deixar teus dentes amarelos bem branquinhos, além de trocar esse seu bafo horrível por um agradável aroma de mental com hortelã!”

Apesar de seu “amigo” ter sido tão sacana com você, em quem confiaria: num cartaz que, apesar de sedutor, é estático, ou num depoimento ao vivo de uma pessoa do seu convívio? É assim que o Marketing Boca-a-boca funciona. É como se fosse um comercial em tempo real a cada vez que se encontra um cliente satisfeito.

Com eficiência maior ainda funciona o Marketing Boca-a-boca quando é para destruir, ou pior, fulminar um produto ou mesmo uma empresa inteira. É que quando ouvimos elogios sobre alguma organização, em ou outra gravamos isso na memória. Mas quando sabemos que algum conhecido nosso ficou desapontado com a empresa xxx, logo nos impressionamos e guardamos aquilo conosco. Então nem chegamos a provar do produto daquela empresa malvada, como forma de punição ao que foi feito ao nosso amigo.

✔ Descubra como desenvolver a cultura CRM em sua empresa.

Por fim, recomendo uma reformulação nos processos das empresas que querem usar do Marketing Boca-a-boca. E não precisa gastar um centavo sequer, basta que seja dada a devida atenção ao cliente, que seja cumprido à risca o que foi prometido e que todos os problemas que o cliente venha a ter sejam resolvidos imediatamente, para que não seja ferida a boa relação com o consumidor.

E continuo a rezar todos os dias pedindo que algum gerente passe a pensar nele como se ele mesmo fosse o cliente!

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *