Saiba seu saldo do FGTS através da internet

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), foi criado em setembro de 1966 para dar ao trabalhador demitido sem justa causa, uma segurança, pois é um depósito feito mensalmente de uma porcentagem de 8% do salário do trabalhador na Caixa Econômica Federal.

Esse valor é devolvido ao trabalhador acrescido de 40% do valor total do depósito em caso de demissão sem justa causa, assim o trabalhador fica garantido por um tempo após demissão, e dependendo do tempo que contribuiu com os 8% mensais, pode receber um valor considerável.

Existe também a possibilidade de retirar o valor do seu FGTS em algumas situações específicas, o que pode ajudar bastante em alguns momentos na vida do trabalhador, mas isso vou falar ao longo desse artigo, fica comigo para conhecer outras vantagens do FGTS.

Saiba mais sobre as consultas ao FGTS

O FGTS foi criado em plena ditadura militar pelo Presidente da República Marechal Castelo Branco, e seu maior objetivo foi proteger o trabalhador, sendo regulamentado pela Lei n.º 8.036 de 1990, e pelo Decreto n.º 99.684 de 1990. No início o FGTS existiu apenas como garantia de estabilidade de 10 anos ao trabalhador.

Depois foi criado o FGTS como um fundo de recursos para o trabalhador e foi melhorando os benefícios ligados a ele, e a partir de 1988 todos os trabalhadores com carteira assinada passaram a obrigatoriamente optar pelo FGTS.

Sendo assim é muito importante que você consulte seu FGTS para saber se o valor está sendo depositado corretamente.

Saiba seu saldo do FGTS através da internet — VNB

Como eu disse acima, além do FGTS ser um importante aliado para o trabalhador caso seja demitido sem justa causa, outra importância dele é que você pode resgatar o valor para dar entrada na tão sonhada casa própria.

Ou ainda caso você já possua um imóvel pode sacar o valor para a reforma da sua casa, necessidade de urgência (geralmente em casos de desastres naturais), doença grave ou ainda conta inativa,

Mas para que você possa fazer planos é necessário saber o quanto possui de saldo em sua conta do FGTS, e por isso é tão importante saber como realizar uma consulta online, assim poderá saber se é melhor investir em uma casa nova ou reformar a que você já possui, abaixo vou mostrar para você como consultar seu saldo de maneira fácil e rápida através da internet.

Quem tem direito ao FGTS?

Praticamente todas as pessoas com carteira assinada tem direito ao benefício do FGTS, mas não são somente eles, mesmo que você trabalhe como temporário em uma empresa, também vai ter direito ao benefício do FGTS, mesmo que seja por um período pré-determinado.

Saiba seu saldo do FGTS através da internet — VNB

Outro exemplo de quem tem direito ao FGTS são os trabalhadores rurais, mesmo que trabalhem apenas no período de colheitas, sabe os atletas que você vê na TV? Jogadores de vólei, basquete, futebol, todos fazem parte de uma empresa e também são registrados tendo direito ao FGTS.

Segundo pesquisas realizadas pelo setor de economia brasileiro, mais de 40% das pessoas com idade de trabalhar possuem carteira assinada e o direito ao FGTS, mesmo porque o FGTS ainda é a maior segurança que um trabalhador possui em caso de demissão sem justa causa.

Consultar online seu FGTS

Já falamos acima da importância de consultar seu FGTS com frequência, e para isso basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet, e seguir o passo a passo que vou mostrar para você agora:

A primeira etapa é entrar no site da Caixa Econômica Federal, se você já for cadastrado e possuir senha, clique em acessar sua conta, coloque seu CPF e senha, faça a confirmação que você não é um robô e clique em acessar, agora você só precisa clicar na opção FGTS na tela acima do seu computador ou tablet e na função extrato.

Saiba seu saldo do FGTS através da internet — VNB

Agora se você ainda não for cadastrado, basta entrar no site da Caixa Econômica Federal, clicar em criar uma conta, você vai colocar seu CPF e criar uma senha, na próxima tela você vai precisar preencher seus dados pessoais e seu e-mail, faça a confirmação de que você não é um robô e começa a usar todos os serviços relacionados ao seu FGTS.

Fácil, não é mesmo? Hoje temos a facilidade de poder consultar nosso extrato de nossa própria casa, e no site da CEF você também pode realizar outros tipos de consultas, como por exemplo, solicitar seu extrato por e-mail, atualizar seu endereço, fazer consultas do PIS, solicitar seguro desemprego e muito mais, são informação muito importantes para você, então faça pesquisas mensalmente para saber se o seu FGTS está sendo depositado em dia.

Outros tipos de consulta

Como eu disse acima, você também pode realizar uma consulta diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, tanto dentro da agência na boca do caixa, como nos caixas eletrônicos, claro que nos caixas eletrônicos é bem mais fácil, mas para isso você precisa ter o Cartão Cidadão, que pode inclusive ser solicitado em qualquer agência da CEF.

Para fazer a consulta diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, basta apresentar sua carteira de trabalho e um documento de identificação, a consulta do seu extrato é feita na hora e você pode verificar sem seus depósitos estão feitos corretamente e ainda solicitar um extrato completo, que traz para você informações de todas as suas contas relacionadas ao FGTS.

Outro serviço que a Caixa Econômica Federal oferece é o SMS, que é um serviço de mensagem de texto através do seu celular, para começar a receber basta fazer a solicitação da ativação no site da Caixa Econômica Federal, conforme eu te mostrei os passos de como acessar, e sendo cadastrado nessa função, você receberá um SMS toda vez que um depósito for feito em sua conta, o serviço é gratuito.

Pronto, agora você já sabe como funciona o FGTS e pode ficar mais tranquilo em relação a consultar de seu extrato do FGTS, e se quiser pode ainda aproveitar o valor para dar entrada na casa própria, então não perca mais tempo.

Leia mais sobre: Como usar a nota do enem no SISU — Confira as 5 dicas.

advertising

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *